Ortodontia Adulta e Infantil

Especialidade que trata dos problemas relacionados à posição dos dentes, corrigindo-os com uso de aparelho. Se seus dentes ou mordida estão tortos, é provável que precise corrigí-los. Os aparelhos podem ser móveis ou fixos, metálicos ou estéticos que ficam quase da cor dos dentes e são bem discretos.

Porque esse tratamento é importante ?

Todo mundo quer um sorriso bonito – e todo mundo deveria ter um. O objetivo do ortodontista é alcançar ambos para os pacientes.

Dentes apinhados e tortos são difíceis de limpar e manter. Isto pode contribuir para condições que causam, não apenas cáries dentais mas eventualmente doenças periodontais e perda dentária.

 

Tratamento ortodôntico em crianças

Quando?

Na dentadura decídua, dos 3 aos 6 anos.

Objetivo?

Regularizar a oclusão e o ambiente orofacial para que o crescimento e o desenvolvimento ocorram normalmente dentro de um padrão individualizado.

Como?

Com” PISTAS DIRETAS”

O que é isso?

São acréscimos de resina nos dentes decíduos (DE LEITE) que reposicionam a mandíbula e estimulam o crescimento normal e simétrico dos ossos de suporte dos dentes (maxila e mandíbula) guiando a erupção dos dentes decíduos para uma posição de normalidade individual para a idade.

Tratamento ortodôntico em crianças e adolescentes jovens (em idade de crescimento)

Quando?

Na dentição mista, dos 6 aos 12 anos.

Objetivo?

Regularizar a oclusão e o ambiente orofacial para que o crescimento e o desenvolvimento ocorram normalmente dentro de um padrão individualizado.

Como?

Com aparelhos ortopédicos funcionais e mecânicos.

 

O que é isso?

Aparelhos ortopédicos funcionais, são aparelhos removíveis utilizados para redirecionar os estímulos musculares e oclusais que “guiam” os dentes e ossos para uma posição de normalidade (em geral de longa duração), em alguns casos a posição final dos dentes pode necessitar de intervenção para detalhamento.

Aparelhos ortopédicos mecânicos, são aparelhos removíveis e/ou fixos que apesar de apoiados nos dentes e/ou ossos, são utilizados para exercer função principalmente sobre os ossos maxilar e mandibular redirecionando o crescimento de forma previsível, (em geral de curta duração). Nesse caso a posição dos dentes será corrigida em uma fase posterior.

Tratamento ortodôntico em adolescentes jovens (após a erupção de todos os dentes permanentes) e adultos

Quando?

Na dentadura permanente, dos 12 anos em diante.

Objetivo?

Regularizar ou adaptar a oclusão de forma individualizada à posição do esqueleto facial do paciente calculando o crescimento residual que ainda pode haver dos 13 aos 15 anos para meninas e dos 13 aos 18 anos para meninos.

Como?

Se houver problema esquelético durante o final do crescimento com aparelhos ortopédicos mecânicos reposicionando o resíduo de crescimento e finalizando o tratamento com aparelho fixo de qualquer natureza (braquetes metálicos, estéticos, linguais, autoligados), aparelhos removíveis para pequenas movimentações (feitos de acrílico) ou aparelhos alinhadores estéticos (INVISALIGN) após o final do crescimento com compensações dentárias ou preparo para cirurgia ortognática utilizando aparelhos fixos de qualquer natureza (braquetes metálicos, estéticos, linguais, autoligados), ou aparelhos alinhadores estéticos (INVISALIGN) se não houver problema esquelético ou esse for aceitável, posicionamento dos dentes nos ossos de forma ideal ou fazendo pequenas compensações usando aparelhos fixos de qualquer natureza (braquetes metálicos, estéticos, linguais, autoligados), aparelhos removíveis para pequenas movimentações (feitos de acrílico) ou aparelhos alinhadores estéticos (INVISALIGN).

O que é isso?

Aparelhos fixos, existe uma infinidade de terapias utilizando aparelhos fixos, todos agem de forma semelhante utilizando braquetes de qualquer natureza, metálicos, estéticos, autoligados, linguais por onde passa um ou mais fios ortodônticos que são contornados ou précontornados para “levar” os dentes às posições desejadas de acordo com o planejamento realizado pelo profissional.

Alinhadores estéticos, são aparelhos removíveis feitos à partir de um modelo virtual. A boca é moldada e esse molde enviado à uma empresa americana que os escaneia em 3D, produzindo um modelo manipulável. O plano de tratamento é feito de forma individualizada, com controle milimétrico da movimentação de cada dente em direção, sentido e velocidade, que pode ser alterado pelo profissional até obter o resultado desejado antes de ser aprovado.

Aprovado o planejamento, são impressos em 3D todos os alinhadores necessários para a correção do caso, o paciente troca os alinhadores a cada 15 dias devendo utilizá-los por aproximadamente 20 horas diárias, assim, a quantidade de alinhadores fica definida no início do tratamento, que salvo os casos que podem exigir um refinamento ou uma correção dentro do tratamento, JÁ TEM DATA PARA TERMINAR! Diferentemente dos aparelhos fixos convencionais. O resultado é sensacional, devido ao planejamento inicial virtual, pois o tratamento já se inicia com o resultado esperado em mente. Para o paciente as vantagens são muitas, dentre elas, o tempo de cadeira que é muito menor, sem falar no conforto de não ter fios, braquetes e bandas na boca, a possibilidade de higienização além de não pedir nenhuma restrição alimentar, mas o principal é que “O TEMPO DE TRATAMENTO É REDUZIDO EM RELAÇÃO AOS APARELHOS CONVENCIONAIS!”